Comitê de Crise da ANTT se reúne para minimizar impactos das chuvas — Agência Nacional de Transportes Terrestres

O Gestor de frotas

Updated on:

WhatsApp Image 2023-10-04 at 15.32.42.jpeg

Outubro marcou o início da temporada de chuvas em diversas partes do Brasil e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está ciente desse desafio. Desde 2022, por meio da Portaria nº 404, a Agência mantém reuniões regulares com o Comitê de Crise Permanente para adoção de ações preventivas e eficazes para proteger as estradas e ferrovias de possíveis desastres.

Os encontros têm como objetivo alinhar estratégias com as Concessionárias que operam nas redes federais, fortalecendo o monitoramento contínuo das vias e trilhos. Essa abordagem permite a identificação e tratamento proativo de áreas críticas durante o período chuvoso, entre outubro e março.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, é extremamente importante acompanhar a execução das medidas propostas e avaliar a necessidade de ajustes. “Nossa missão consiste em planejar ações, estabelecer responsabilidades claras para todas as partes envolvidas e assegurar que nossas equipes de fiscalização estejam prontas para atuar em estreita colaboração com as autoridades competentes em casos de incidentes”, disse Vitale.

Fique por dentro

Inscreva seu e-mail e iremos te notificar das novidades!

Na última reunião do Comitê de Crise Permanente da ANTT, uma solução de destaque foi o compartilhamento de tecnologia para melhor integrar o Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO) da Agência com os centros de monitoramento das Concessionárias. Essa integração permitirá a emissão de alertas imediatos em caso de incidentes, agilizando a mobilização das equipes da Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Bombeiros e outros órgãos competentes em situações de desastre.


Estas medidas fazem parte do programa Prorev da ANTT e vão impactar diretamente na iniciativa AZ+, que tem por objetivo zerar os acidentes fatais, as interrupções totais de tráfego e os índices de reclamação na ouvidoria das rodovias e ferrovias sob competência da Agência.

A ANTT está dedicada a implementar ações preventivas que visam proteger a vida e o bem-estar de todos que utilizam a infraestrutura de transporte. A Agência conta com uma assessoria especial de informação estratégica (AESINF) responsável por monitorar e produzir relatórios diários sobre possíveis ocorrências e alertas de chuvas. O compromisso é proporcionar estradas e ferrovias mais seguras, promovendo uma mobilidade tranquila e protegida para todos os cidadãos.

Link da matéria

Deixe um comentário