Arquivo Central da ANTT inicia processo histórico de racionalização da guarda documental — Agência Nacional de Transportes Terrestres

O Gestor de frotas

Updated on:

guarda-documental-antt.jpg

O Arquivo Central da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em um marco histórico, deu início, no dia 11 de outubro, ao processo formal de eliminação de documentos e processos, após mais de 20 anos de acúmulo de registros. Esta iniciativa pioneira viabiliza o descarte sustentável de 3.659 metros lineares de documentos, equivalentes a 25.613 caixas-arquivo de tamanho padrão no mercado (C: 36cm; L: 13cm; A: 25cm). A ação está alinhada com o Ciclo ESG da ANTT, implementado em junho deste ano.

Os principais objetivos da eliminação incluem a racionalização de espaços, a redução de custos operacionais e, principalmente, a preservação de conjuntos de documentos considerados essenciais para a garantia de direitos e a reconstituição da memória institucional, devido às suas características formais e de conteúdo. A eliminação de documentos desprovidos de valor é uma etapa necessária nesse processo.

Para assegurar um descarte ambientalmente adequado, a Coordenação de Gestão Documental e Processo Eletrônico – CGDOC, responsável por essa ação, conduziu um credenciamento simultaneamente aos procedimentos do tratamento arquivístico. Empresas de reciclagem foram credenciadas para pagar pelo quilo do papel resultante da quantidade de documentos a serem eliminados, gerando receita pública adicional. Isso, junto com o transporte e a operacionalização sustentável do descarte dos papéis, contribui para um processo financeiramente eficaz e ecologicamente responsável.

Fique por dentro

Inscreva seu e-mail e iremos te notificar das novidades!

Além disso, como resultado da primeira eliminação de documentos e processos físicos, a ANTT desocupará espaços de escritório que antes estavam ocupados por caixas de documentos que cumpriram tanto os prazos de guarda corrente quanto intermediário, com destino à eliminação. Essa ação marca um importante passo em direção à modernização e eficiência da ANTT, em alinhamento ao compromisso da Agência com a sustentabilidade e o bom gerenciamento de informações.


Assessoria Especial de Comunicação

Link da matéria

Deixe um comentário