Stellantis e Orano assinam acordo para reciclagem de baterias de veículos elétricos | Stellantis

O Gestor de frotas

Stellantis e Orano assinam acordo para reciclagem de baterias de veículos elétricos | Stellantis

  

    Fique por dentro

    Inscreva seu e-mail e iremos te notificar das novidades!

  • A parceria com Orano pretende suportar a gestão sustentável de componentes de veículos elétricos a bateria da Stellantis e o plano estratégico Dare Forward 2030 para se tornar uma empresa com emissão zero de carbono até 2038 


  • Cobalto, níquel e lítio recuperados apoiam a abordagem de economia circular da Stellantis e ajudarão a cumprir a diretiva de baterias da União Europeia (UE) de 2031 para usar materiais reciclados em novas baterias 

AMSTERDÃ, 24 de outubro de 2023, – A Stellantis N.V. e a Orano anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento para estabelecer uma joint venture para a reciclagem de baterias de veículos elétricos em fim de vida e resíduos das  gigafábricas na Europa expandida e na América do Norte, fortalecendo a posição da Stellantis na cadeia de valor das baterias de veículos elétricos, garantindo o acesso adicional necessário a cobalto, níquel e lítio para a eletrificação e a transição energética. 

“Os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas confirmaram a necessidade de encontrar soluções como esta da Orano para enfrentar o desafio da escassez de recursos naturais e da sustentabilidade”, disse Alison Jones, Stellantis Senior Vice President, Circular Economy Business Unit. “Orientada pelo nosso plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis está comprometida com a mudança do seu modelo de produção e de consumo para satisfazer seu compromisso com a economia circular.” 

A joint venture capitaliza a tecnologia inovadora e de baixo carbono da Orano, que rompe com os processos existentes, permitindo a recuperação de todos os materiais das baterias de íons de lítio e a fabricação de novos materiais catódicos. A joint venture produzirá materiais também conhecidos como “massa negra” ou “massa ativa”. Isso pode ser refinado na unidade hidrometalúrgica da Orano a ser construída em Dunkirk, na França, para que os materiais possam ser reutilizados em baterias, fechando assim o ciclo de uma economia circular.  

Graças a sua abordagem de pré-tratamento inovador e tecnologia de hidrometalurgia de ponta, as taxas de recuperação dos metais pode alcançar níveis incríveis de mais de 90%. Isso permite que os OEM atinjam os níveis da taxa de reciclagem da Comissão Europeia em baterias de veículos elétricos e garante a sustentabilidade do modelo de negócio. Num contexto de aumento da procura de metais estratégicos e de forte dependência da Europa desses metais, a Orano posiciona-se como um participante-chave na cadeia de valor integrada, desde a reciclagem de baterias até à produção de materiais catódicos. 

“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com um grande participante como a Stellantis para trabalharmos juntos na reciclagem de baterias elétricas usadas”, disse Guillaume Dureau, Director of Innovation, R&D and Nuclear Medicine, Magnets and Batteries do Orano Group. “Temos orgulho de trazer nossa experiência e conhecimento com um processo inovador e disruptivo que permite um verdadeiro ciclo fechado. A Orano continua com o seu compromisso de desenvolver uma economia de baixo carbono com a reciclagem de materiais estratégicos para a transição energética e a economia circular.” 

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, sua unidade de negócio de economia circular está buscando aumentar as receitas da reciclagem em dez vezes e alcançar mais de 2 bilhões de euros em receitas totais da economia circular até 2030. A Stellantis está a caminho de se tornar uma corporação neutra de carbono até 2038, em todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes. 

A nova entidade de reciclagem comercial também fornecerá aos parceiros da Stellantis, à sua rede de pós-venda e a outros OEMs uma solução para gerir baterias em fim de vida e resíduos das gigafábricas. A produção começará na primeira metade de 2026, reutilizando os ativos e as unidades existentes da Stellantis. Os investimentos para requalificar e melhorar as competências dos colaboradores da Stellantis e da Orano abrirão perspectivas sustentáveis para as pessoas nas suas novas funções.  

A joint venture está sujeita a acordo sobre documentação definitiva. 

# # # 

Sobre a Orano 

Como reconhecido operador internacional na área de Materiais Nucleares, a Orano oferece soluções para enfrentar os desafios globais atuais e futuros de energia e saúde. Sua experiência e domínio de tecnologias de ponta permitem que a Orano ofereça para os seus clientes produtos e serviços de alto valor agregado ao longo de todo o ciclo do combustível. Todos os dias, os 17.000 colaboradores do grupo Orano baseiam-se nas suas competências, na dedicação inabalável à segurança e na busca constante pela inovação, com o compromisso de desenvolver conhecimento sobre transformação e controle de materiais nucleares, clima e para uma vida saudável e com recursos. mundo eficiente, agora e amanhã.  Orano, dando à energia nuclear todo o seu valor. 

Sobre a Stellantis 

Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.  

Para obter mais informações, contate: 

Orano: 

Orano Press Office +33 (0) 1 34 96 12 15 – press@orano.group 

Marc Quesnoy, Investor Relations, Orano – investors@orano.group 

 

Stellantis: 

​​Fernão SILVEIRA​ ​+31 6 43 25 43 41 – fernao.silveira@stellantis.com​ 

​​Nathalie ROUSSEL​ ​+33 6 87 77 41 82 – nathalie.roussel@stellantis.com​ 

communications@stellantis.com 

www.stellantis.com 

 

DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS DA STELLANTIS 

 

Esta comunicação contém declarações prospectivas. Em particular, as declarações sobre eventos futuros e resultados de operações previstos, estratégias de negócios, os benefícios previstos da transação proposta, resultados financeiros e operacionais futuros, a data de fechamento prevista para a transação proposta e outros aspectos previstos das operações ou resultados operacionais são declarações prospectivas. Estas declarações podem incluir termos como “pode”, “irá”, “espera”, “poderia”, “deveria”, “pretende”, “estima”, “antecipa”, “acredita”, “permanece”, “no caminho certo”, “design”, “alvo”, “objetivo”, “meta”, “previsão”, “projeção”, “panorama”, “perspectivas”, “plano” ou termos semelhantes. As declarações preditivas não são garantia de desempenho futuro. Ao contrário, elas se baseiam no estado atual de conhecimento da Stellantis, nas expectativas e projeções futuras sobre eventos futuros e são, por sua natureza, sujeitas a riscos e incertezas inerentes. Estão ligadas a eventos e dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer ou existir no futuro e, como tal, deve ser evitada uma dependência excessiva em relação às mesmas. 

 

Os resultados reais podem diferir muito daqueles expressos em declarações prospectivas como resultado de vários fatores, incluindo: o impacto da pandemia de COVID-19, a capacidade da Stellantis de lançar novos produtos com sucesso e manter os volumes de remessa de veículos; mudanças nos mercados financeiros globais, ambiente econômico geral e mudanças na demanda por produtos automotivos, que está sujeita à ciclicidade; mudanças nas condições econômicas e políticas locais, mudanças na política comercial e a imposição de tarifas globais e regionais ou tarifas direcionadas à indústria automotiva, a promulgação de reformas tributárias ou outras mudanças nas leis e regulamentos tributários; a capacidade de a Stellantis expandir algumas de suas marcas globalmente; sua capacidade de oferecer produtos inovadores e atrativos; sua capacidade de desenvolver, fabricar e vender veículos com recursos avançados, incluindo eletrificação aprimorada, conectividade e características de direção autônoma; vários tipos de reclamações, ações judiciais, investigações governamentais e outras contingências, incluindo reclamações de responsabilidade e garantia de produtos e reclamações ambientais, investigações e ações judiciais; despesas operacionais relevantes em relação ao cumprimento de regulamentos ambientais, de saúde e segurança; o intenso nível de competição na indústria automotiva, que pode aumentar com a consolidação; exposição a deficiências no financiamento dos planos de pensão de benefício definido da Stellantis; a capacidade de fornecer ou providenciar o acesso a financiamento adequado para revendedores e clientes de varejo e riscos associados relacionados ao estabelecimento e operações de empresas de serviços financeiros; a capacidade de acessar financiamento para executar os planos de negócios da Stellantis e melhorar seus negócios, condição financeira e resultados das operações; um mau funcionamento significativo, interrupção ou violação de segurança que comprometa os sistemas de tecnologia da informação ou os sistemas de controle eletrônico contidos nos veículos da Stellantis; a capacidade de a Stellantis obter benefícios antecipados de acordos de joint venture; rupturas decorrentes da instabilidade política, social e econômica; riscos associados ao nosso relacionamento com funcionários, revendedores e fornecedores; aumentos de custos, interrupções no fornecimento ou escassez de matérias-primas, peças, componentes e sistemas usados ​​nos veículos da Stellantis; desenvolvimentos nas relações trabalhistas e industriais e desenvolvimentos nas leis trabalhistas aplicáveis; flutuações nas taxas de câmbio, mudanças nas taxas de juros, risco de crédito e outros riscos de mercado; agitação política e civil; terremotos ou outros desastres; riscos e outros itens descritos no Relatório Anual da Empresa no Formulário 20-F para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2022 e os Relatórios Atuais no Formulário 6-K e alterações realizadas com o SEC; e outros riscos e incertezas. 

 

Quaisquer declarações prospectivas contidas nesta comunicação referem-se apenas à data deste documento e a Stellantis se isenta de qualquer obrigação de atualizar ou revisar publicamente as declarações prospectivas. Mais informações sobre a Stellantis e seus negócios, incluindo fatores que podem afetar materialmente os resultados financeiros da Stellantis, estão incluídas nos relatórios e arquivamentos da Stellantis junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA e AFM. 

Link do post

Deixe um comentário