Ministros Renan Filho e Paulo Pimenta assinam ordem de serviço que garante construção de ponte sobre o Rio Jacuí, na BR-470/RS

O Gestor de frotas

O projeto contempla a ponte sobre o Rio Jacuí e o contorno rodoviário da travessia.

Aguardada há mais de seis décadas, a ligação dos municípios gaúchos de Triunfo e São Jerônimo por meio de uma ponte sobre o Rio Jacuí, na BR-470/RS, começa a se transformar em realidade. Durante reunião nesta quarta-feira (27), os ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, assinaram a ordem de serviço para o desenvolvimento do projeto básico do empreendimento: primeira etapa para a construção da ponte. Representantes das prefeituras e Câmaras Municipais de Triunfo e São Jerônimo, bem como do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), também participaram.

O investimento federal nessa etapa é de R$ 2,3 milhões. O projeto contempla a ponte sobre o Rio Jacuí, com 1,2 quilômetros de extensão, e o contorno rodoviário da travessia, com mais 13,9 quilômetros. A expectativa é de que o trabalho esteja concluído no segundo semestre.

Fique por dentro

Inscreva seu e-mail e iremos te notificar das novidades!

“O Governo Federal elevou a capacidade de investimento do país, e isso tem se traduzido em obras muito importantes e aguardadas. Este projeto básico para as obras de construção da ponte certamente mudará a logística do Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro Renan Filho. O empreendimento reduzirá o tempo de viagem e os custos da travessia por balsa, beneficiando cerca de 60 mil habitantes.


Integração e desenvolvimento
O significativo impacto social da obra foi destacado pelo ministro Renan Filho. Conforme ele, o empreendimento contribuirá para o desenvolvimento do estado, especialmente porque a ponte será erguida nas proximidades do polo petroquímico e carbonífero do estado, o que resultará em um impulso adicional para a região.

Vale lembrar que a BR-470 é um importante eixo viário de integração do Rio Grande do Sul, interligando a região do Vale dos Vinhedos, com sua produção agroindustrial, alimentícia e metalúrgica, à região metropolitana de Porto Alegre e ao Porto de Rio Grande.

“Quem conhece a região, e os que participam aqui hoje, tem a noção do que significa esse projeto, do ponto de vista estratégico, para a logística do nosso estado. Ele vai viabilizar, num segundo momento, a pavimentação da BR-470, que vai atravessar a BR-290 e vai chegar lá perto de Camaquã, abrindo um corredor da Serra em direção ao Porto de Rio Grande, fugindo da ponte do Guaíba”, completou o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Link da matéria

Deixe um comentário