InfraESG Talks impulsiona Agenda Sustentável na Infraestrutura brasileira — Agência Nacional de Transportes Terrestres

O Gestor de frotas

InfraESG Talks impulsiona Agenda Sustentável na Infraestrutura brasileira

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está liderando um marco inovador no setor de infraestrutura nacional com o evento “InfraESG Talks”, que aconteceu nesta terça-feira (21) na Arena B3, em São Paulo. Em parceria com o Grupo Brasil Export, a Agência busca promover discussões abertas e construtivas sobre as iniciativas relacionadas a ESG (Environment, Social, Governance). O evento foi uma oportunidade para a discutir as melhores práticas, os desafios e as oportunidades de implantação da agenda ESG no setor de infraestrutura.

Ao longo de todo o dia, cinco painéis especializados abordaram temas fundamentais relacionados à ESG no setor de infraestrutura: Poder Público; Tendências; Desafios e Oportunidades de Financiamento; Infraestrutura de Transportes e Segurança Jurídica.

Fique por dentro

Inscreva seu e-mail e iremos te notificar das novidades!

Os diretores da ANTT, Felipe Queiroz e Luciano Lourenço, destacaram a importância estratégica do Ciclo ESG, além das prioridades e compromissos da Agência com a agenda ESG. Em sua fala, na abertura do evento, Queiroz ressaltou a sinergia entre o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a agenda da ANTT, que prevê investimentos significativos no setor de transporte, com destaque para Parcerias Público-Privadas (PPP).


“No eixo de transportes no PAC, que chama Transporte Eficiente e Sustentável, estão previstos investimentos na ordem de R$ 280 bilhões, dos quais R$ 201 bilhões pretende-se viabilizar via PPP. Isso é a agenda da ANTT. A diretoria entendeu que essa é uma agenda estratégica e que a ANTT não deve se posicionar apenas nas suas competências, mas por conta de toda relevância que a Agência tem, servir também como um instrumento de fomento da agenda ESG em todo o setor”, disse Queiroz.

Já Luciano Lourenço enfatizou a consolidação das práticas ambientais, sociais e de governança no programa PROREV, marcando uma revolução nos três níveis da Agência: regulação, tecnologia e comportamento. “As práticas ambientais, sociais e de governança já estavam, de certa forma, enraizadas dentro da ANTT, mas de forma dispersa. De tal forma que não era claro aos colaboradores, ao mercado, as empresas reguladas, o quão importante e fundamental é essa agenda. O dia de hoje vem coroar o Ciclo ESG que iniciou esse ano, de uma forma muito bem estruturada, muito bem organizada, planificado dentro da Agência para que os resultados sejam potencializados e nós tenhamos mais eficiência nos resultados daqui pra frente”, completou Lourenço.

O evento foi transmitido ao vivo e de forma gratuita pelo canal da Agência no Youtube e contou com a participação de autoridades do setor, professores e representantes de órgãos como Antaq, Anatel, Anac, Secretaria Nacional de Aviação Civil, ANTF, entre outros.

Ciclo ESG ANTT

O Ciclo ESG (Environment, Social and Governance) é uma iniciativa da ANTT que objetiva a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança à cultura organizacional e aos contratos de concessão regulados e fiscalizados pela Agência. É um compromisso de responsabilidade, sustentabilidade, ética e transparência motivado pela preocupação com o futuro e pelo entendimento da necessidade de ser um agente de mudanças.

Assista, na íntegra, ao InfraESG Talks

 

Assessoria Especial de Comunicação

Link da matéria

Deixe um comentário