O que é manutenção de computadores?

O Gestor de frotas

O que é manutenção de computadores?
[the_ad id="2042"]

A maioria das empresas depende de suas redes de computadores para fornecer assistência significativa na prestação de serviços de alta qualidade. A falha do equipamento pode ter consequências desastrosas no lucro de qualquer empresa. Isto porque tal ocorrência indesejável suspende o normal desenvolvimento da atividade de todo o quadro de funcionários. As atividades de manutenção de computadores são realizadas para evitar exatamente isso, as trágicas consequências dos danos aos equipamentos.

A manutenção do computador pode ser preventiva e corretiva. A manutenção preventiva é feita com o objetivo de evitar a ocorrência de problemas no sistema. Inclui backup de dados, manutenção de hardware, bem como verificações oportunas para detectar vírus e corrupção do sistema de arquivos. Embora poucas pessoas tenham o hábito de praticá-la, a manutenção preventiva é muito importante se você não quiser gastar quantias exorbitantes em novos componentes ou serviços de reparo caso o sistema do seu computador sofra uma avaria grave. Além disso, os procedimentos de manutenção preventiva requerem menos tempo do que os procedimentos de solução de problemas e reparos e podem proteger seus dados contra grandes perdas.

Para garantir que a manutenção preventiva seja realizada no momento certo, seria útil estabelecer um cronograma de manutenção preventiva. Este último irá ajudá-lo a lembrar as datas exatas em que diversas atividades de manutenção preventiva precisam ser realizadas. É importante compreender que não existe um cronograma fixo no que diz respeito à execução de tais tarefas. A frequência com que são realizadas depende do tipo de cada sistema, bem como de como esse sistema está sendo usado.

Fique por dentro

Inscreva seu e-mail e iremos te notificar das novidades!

Ao contrário da manutenção preventiva, a manutenção diagnóstica ou corretiva é realizada para corrigir um problema já existente. Este tipo de manutenção é executada quando os equipamentos do sistema não conseguem mais funcionar. Na maioria das vezes, a manutenção corretiva envolve despesas sérias e pode afetar a produtividade geral de qualquer empresa, levando-a a um nível muito baixo.


As empresas de suporte informático estão conscientes da existência de tais necessidades e, consequentemente, especializaram-se na execução de procedimentos de manutenção informática preventiva e corretiva. Assinar um contrato de terceirização com essa empresa pode ser uma decisão inspirada para o crescimento do seu negócio a longo prazo. As empresas de TI enviam seus próprios especialistas para realizar revisões periódicas em seus equipamentos de hardware e software. Eles também oferecem suporte rápido por meio de suas próprias centrais de atendimento, onde especialistas de suporte técnico estão aguardando para ouvir suas dúvidas. portanto, se você tem uma empresa e deseja protegê-la contra quaisquer problemas informáticos, deverá contratar os serviços de uma empresa de manutenção de informática.

[the_ad id="2042"]

Deixe um comentário