DNIT lança edital para reforma, recuperação e modernização da barragem e eclusa de Amarópolis

O Gestor de frotas

Updated on:

amarapolis.png

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou nesta terça-feira (26), o edital para a contratação de empresa para elaboração de projetos executivos e realização das obras de reformas, recuperações e modernizações na Barragem de Amarópolis, na hidrovia do Rio Jacuí, no estado do Rio Grande do Sul.

A publicação do edital contempla o rol de iniciativas planejadas pela Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do DNIT, em parceria com a Superintendência Regional da autarquia do Rio Grande do Sul. O objetivo é a recuperação e modernização de todas as barragens e suas respectivas eclusas sob a responsabilidade do DNIT nos rios Taquari e Jacuí, no estado gaúcho. Além do edital referente a Amarópolis, também estão previstas licitações para as barragens/eclusas de Fandango e Anel de Dom Marco. A barragem de Bom Retiro teve seu edital publicado em 19 de julho deste ano e atualmente encontra-se na fase de análise de propostas.

O edital está disponível a partir desta terça-feira (26), podendo ser retirado 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 no endereço Rua Siqueira Campos, 664, Centro – Porto Alegre/RS ou no site https://www.gov.br/compras/edital/393012-99-00386-2023. A entrega das propostas ocorrerá a partir desta terça-feira (26) às 08h00 no site www.gov.br/compras/pt-br/ e a abertura das propostas será a partir de 27 de novembro às 14h00, no site www.gov.br/compras/pt-br/.

Fique por dentro

Inscreva seu e-mail e iremos te notificar das novidades!

Sobre a barragem/eclusa – A barragem e eclusa de Amarópolis foi inaugurada em 1974 e está localizada no rio Jacuí, no município de General Câmara. A barragem é constituída, em seu segmento móvel, de 84 alças tipo AUBERT, dispostas 42 em cada vão.


 A eclusa, construída junto à margem esquerda, tem 120m de comprimento por 17m de largura. O sistema também é dotado em sua margem direita de uma escada que serve para migração dos peixes na época da piracema.

Atualmente, a eclusa da barragem de Amarópolis possui o maior movimento no âmbito do DNIT/RS, com volume de tráfego superior a 1800 embarcações anuais, a grande maioria de areeiros.

Link da matéria

Deixe um comentário