Debate promove avanços significativos para a segurança veicular no Mercosul — Agência Nacional de Transportes Terrestres

O Gestor de frotas

DSC08564.jpg

Em reunião realizada nesta terça-feira (10), representantes do Chile, Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina debateram tópicos relacionados à padronização e atualização do Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV) para veículos especiais, bem como a implementação de limitadores de velocidade, o que pode transformar a segurança veicular nas estradas do Mercosul até o fim de 2024. A ANTT, como presidente pró-tempore do Subgrupo de Trabalho Nº 5 do Mercosul (SGT-5), desempenhou um papel central apresentando um programa de trabalho.

Na pauta, estavam temas como padronização e atualização do Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV) para veículos especiais e comerciais, além da implementação de limitadores de velocidade.

A segurança nas estradas é uma prioridade não apenas para o Brasil, mas para todos os países envolvidos. “Entre as missões do SGT-5 está a troca de experiências e a adoção de boas práticas sobre temas transversais. O aprofundamento técnico sobre os dispositivos de segurança, quando padronizados, ajudará no aprimoramento da fiscalização e no desempenho dos profissionais do setor”, destacou Daniel de Castro, assessor de Relações Internacionais da ANTT.

Fique por dentro

Inscreva seu e-mail e iremos te notificar das novidades!

Em 2021, em outra discussão, a Argentina propôs uma lista de itens mínimos a serem inspecionados e relatados no CITV, incluindo o sistema de acoplamento ao veículo trator, sistema de freios, sistema de luzes regulamentares, estado dos pneus e croquis especificando dimensões e carga máxima por eixo de unidade, entre outros. Essa abordagem integrada promete trazer maior consistência e confiabilidade aos procedimentos de inspeção em toda a região do Mercosul.


Ao término da reunião, Daniel de Castro fez um apelo às delegações participantes para que enviem uma minuta com a memória da reunião, incluindo comentários e informações técnicas relevantes. Esse material será utilizado na elaboração de um documento oficial que será submetido à votação durante a Reunião Ordinária do SGT-5, programada para ocorrer entre 20 e 22 de novembro, no Brasil.

Link da matéria

Deixe um comentário